sexta-feira, 9 de agosto de 2013

André Lima é operado, mas médico sentencia: 'Pode encurtar a carreira'

Atualizado em 09/08/2013

Procedimento foi realizado na manhã desta sexta-feira em Salvador pelos médicos do Vitória. Previsão é que atacante volte a campo em seis meses

andré lima, vitória (Foto: Eric Luis Carvalho) 
André Lima se machucou em sua estreia pelo Vitória
A cirurgia em André Lima foi realizada na manhã desta sexta-feira. O procedimento feito pelos médicos do Vitória Rodrigo Vasco da Gama e Wilson Vasconcelos durou duas horas. Como a operação correu dentro da normalidade, o jogador terá alta do hospital em Salvador no domingo. A previsão é de que o atleta retorne aos gramados após seis meses.
André Lima precisou passar pela cirurgia no joelho esquerdo porque se machucou durante o empate do Rubro-Negro com o Coritiba, na 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Antes da operação, o Vitória precisou pedir uma autorização ao clube chinês Beijing Guoan, que emprestou o jogador à equipe baiana.
Lesão pode encurtar carreira do jogador. Veja a seguir.

 
Na tarde desta sexta, o médico do clube Wilson Vasconcelos falou sobre a cirurgia realizada no atacante. Segundo Vasconcelos, André Lima levará cerca de seis meses para se recuperar da fratura – o que tira o atleta da disputa do Brasileirão. O médico explicou que a lesão exigiu cuidados especiais durante a cirurgia e que será preciso todo o cuidado para que o atleta volte a campo sem sequelas.
- O André teve uma fratura com certa gravidade ao nível do planalto tibial, que faz parte do joelho. É incomum em atletas de futebol. Tivemos que refazer a parte óssea da articulação. Tiramos parte do osso da bacia para refazer essa articulação. O tempo médio para consolidação da fratura é de seis meses. Depois disso é que ele vai ser liberado – explicou.
Wilson Vasconcelos afirmou que, após a recuperação, André Lima não deve ter problemas para voltar a atuar em alto nível. No entanto, o médico prevê que a vida profissional do atleta seja reduzida, assim como ocorreu com Ronaldo, que passou por cirurgias nos joelhos e encerrou a carreira aos 34 anos, alegando que não aguentava mais conviver com as dores.
- Eu acredito que vai ter o mesmo rendimento. A longo prazo, talvez isso encurte a carreira. Não tem como prever isso com exatidão. Depende do poder de recuperação, tem a questão muscular. O Ronaldo passou por cirurgias graves no joelho, conseguiu se recuperar, mas teve uma carreira curta, sempre marcada por complicações. Acho que isso pode acontecer. Não dá para se precisar ao certo – declarou.
O médico, no entanto, ressaltou que a força de vontade de André Lima pode ser o diferencial na recuperação do atacante.
- O André tem uma força muto grande. Ele disse que o guerreiro está abatido, mas vai voltar. Encarou como uma barreira que ele passou e vai ter que transpor. Isso é muito importante, ele não está deprimido – afirmou o médico.
Relembre o momento da lesão
André Lima se machucou em sua estreia pelo Rubro-Negro. Ele entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Vitória aos 33 minutos do segundo tempo, substituindo Dinei. Já no fim da partida, aos 45 minutos, André Lima reclamou de dores na perna esquerda e foi atendido pela equipe médica (assista ao vídeo ao lado). Ele ainda continuou em campo, mancando, até o apito final.
O atacante foi avaliado ainda em Curitiba e a previsão era de que ficasse afastado por três ou quatro meses. No entanto, após a realização de um exame de imagem, ficou constatada uma lesão mais grave do que a imaginada inicialmente.
- Não tem como definir nada. Provavelmente, o tratamento seja cirúrgico. Acho difícil voltar esse ano. É uma lesão bem mais agressiva e vai precisar de mais tempo. Antes eu falava entre três e quatro meses para o que ele tinha. Agora é impossível precisar – lamentou o médico Rodrigo Vasco da Gama em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM logo depois da realização do exame no atacante.
Em 2009, André Lima sofreu uma lesão no mesmo joelho. Ele ficou fora dos gramados por mais de um mês e perdeu a reta final do Campeonato Brasileiro daquele ano. No entanto, na ocasião, a lesão foi no menisco lateral do joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário