sábado, 10 de agosto de 2013

André Lima usa experiência de lesões passadas para superar fratura

Atualizado em 10/08/2013

Jogador diz que tem recebido várias mensagens de apoio de jogadores e torcedores de vários clubes do país. Atacante recebe alta neste domingo

Caído, sim, mas sem deixar de vislumbrar o futuro em que estará de pé outra vez. Em recuperação de uma cirurgia para tratar de uma grave fratura no joelho esquerdo, o atacante André Lima se mantém otimista para voltar a jogar em alto nível. Ainda em um hospital de Salvador, o atacante se prepara para os seis meses de fisioterapia e tratamento intensivo que terá pela frente até poder voltar a disputar uma partida oficial. A esperança, no entanto, arde intensamente no peito do atleta, que usa a experiência de outras lesões sofridas durante a carreira para ter a certeza de que conseguirá dar a volta por cima.
André Lima (Foto: Divulgação | TXT Assessoria)André Lima deve receber auta do hospital neste domingo
- Ocorreu tudo dentro do esperado, o que aumenta o ânimo para a recuperação. A cirurgia levou cerca de duas horas. Acordei no final da tarde me sentindo bem. Agora é começar o tratamento da melhor forma possível, respeitando os prazos. Já passei por situações parecidas antes e sei que a fisioterapia é um passo tão importante quanto à operação – disse o atacante, que foi operado na manhã da última sexta-feira.
A confiança do atacante é reforçada pelos exemplos de solidariedade que ele tem recebido. André Lima conta que jogadores e torcedores de vários times do país já entraram em contato para saber sobre a cirurgia e o processo de recuperação.
- Agradeço as orações e o pensamento positivo de todos. Recebi muitas mensagens de torcedores, atletas e dirigentes de outros clubes desde o dia da lesão, isso conforta. E também ao apoio da direção e dos médicos do Vitória, que sempre estiveram comigo – afirmou.
O atleta tem alta prevista para  domingo e será reavaliado pelo Departamento Médico do clube baiano no início da semana. A partir de então, será definida a programação de seu tratamento, que inicia pela fisioterapia. Esta não é a primeira vez que André Lima sofre uma lesão grave. Em 2011, quando defendia o Grêmio, o atacante precisou passar por uma cirurgia no joelho direito por conta de uma luxação na patela.
Carreira ‘encurtada’

Na última sexta-feira, o médico do Vitória, Wilson Vasconcelos, falou sobre a cirurgia realizada em André Lima e comentou o procedimento de recuperação ao qual o jogador será submetido.
- O André teve uma fratura com certa gravidade ao nível do planalto tibial, que faz parte do joelho. É incomum em atletas de futebol. Tivemos que refazer a parte óssea da articulação. Tiramos parte do osso da bacia para refazer essa articulação. O tempo médio para consolidação da fratura é de seis meses. Depois disso é que ele vai ser liberado – explicou.
Wilson Vasconcelos afirmou que, após a recuperação, André Lima não deve ter problemas para voltar a atuar em alto nível. No entanto, o médico prevê que a vida profissional do atleta seja reduzida, assim como ocorreu com Ronaldo, que passou por cirurgias nos joelhos e encerrou a carreira aos 34 anos, alegando que não aguentava mais conviver com as dores.
- Eu acredito que vai ter o mesmo rendimento. A longo prazo, talvez isso encurte a carreira. Não tem como prever isso com exatidão. Depende do poder de recuperação, tem a questão muscular. O Ronaldo passou por cirurgias graves no joelho, conseguiu se recuperar, mas teve uma carreira curta, sempre marcada por complicações. Acho que isso pode acontecer. Não dá para se precisar ao certo – declarou.
Relembre o momento da lesão
André Lima se machucou em sua estreia pelo Rubro-Negro. Ele entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Vitória aos 33 minutos do segundo tempo, substituindo Dinei. Já no fim da partida, aos 45 minutos, André Lima reclamou de dores na perna esquerda e foi atendido pela equipe médica (assista ao vídeo ao lado). Ele ainda continuou em campo, mancando, até o apito final.
O atacante foi avaliado ainda em Curitiba e a previsão era de que ficasse afastado por três ou quatro meses. No entanto, após a realização de um exame de imagem, ficou constatada uma lesão mais grave do que a imaginada inicialmente.
- Não tem como definir nada. Provavelmente, o tratamento seja cirúrgico. Acho difícil voltar esse ano. É uma lesão bem mais agressiva e vai precisar de mais tempo. Antes eu falava entre três e quatro meses para o que ele tinha. Agora é impossível precisar – lamentou o médico Rodrigo Vasco da Gama em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM logo depois da realização do exame no atacante.
Em 2009, André Lima sofreu uma lesão no mesmo joelho. Ele ficou fora dos gramados por mais de um mês e perdeu a reta final do Campeonato Brasileiro daquele ano. No entanto, na ocasião, a lesão foi no menisco lateral do joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário