segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Controle emocional e posse de bola: Cristóvão lista erros e acertos do Bahia

Atualizado em 25/08/2013 

Treinador afirma que, diante do Náutico, Bahia venceu por ter controlado ansiedade, apesar da pressão. Tricolor deu 2 a 0 no Timbu neste domingo

 Fernandão do Bahia e Leandro Amaro do Náutico (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado) 

Fernandão disputa bola com Leandro Amaro na Fonte Nova

Na tarde deste domingo, o Bahia superou o tabu de quatro partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Na Arena Fonte Nova, o Tricolor deu 2 a 0 no Náutico com gols de Hélder e Fernandão e trouxe alívio para sua torcida.
Após o confronto, o técnico Cristóvão Borges avaliou a atuação da equipe baiana no duelo. Para ele, o triunfo foi fruto de muito controle emocional por parte dos jogadores do Esquadrão de Aço.
- No jogo de hoje, houve equilíbrio, bastante equilíbrio. E conseguimos controlar nossa ansiedade, que vem naturalmente na situação em que estávamos e no tipo de jogo que estávamos jogando. Sabíamos que o adversário vinha para jogar no nosso erro, era perigoso. Mas tínhamos que controlar e fazer o nosso jogo, botar a bola no chão e deixar acontecer a nossa variação de jogo. Conseguimos fazer jogadas que vínhamos fazendo normalmente. Melhoramos, conseguimos adiantar a marcação e diminuir o espaço do Náutico. Então fomos bem – disse o treinador.
Apesar de destacar o principal ponto positivo de sua equipe, Cristóvão não esqueceu de relacionar os erros cometidos. O técnico admitiu que o Timbu não pressionou quanto poderia, mas afirmou que era preciso ter mais posse de bola depois que o placar estava construído.
- Em um jogo como esse, nós corremos alguns perigos. Não muitos. Mas, em um jogo com 2 a 0, poderíamos ter melhor controle, se tivéssemos mais posse de bola. Isso é importante. A equipe sabe fazer isso bem. Hoje era o momento de fazer isso. Fizemos 2 a 0, nos fechamos bem, mas poderíamos ter melhorado na posse de bola. Naturalmente, alguns jogadores jogaram mais, outros menos. No conjunto, a equipe foi bem, foi forte.
Além da pressão enfrentada pelo Bahia devido à sequência de partidas sem triunfos, o grupo tricolor ainda teve que lidar com a suposta obrigação de vencer o time pernambucano. Tudo devido ao andamento do Brasileirão: com oito pontos, o Náutico é o lanterna da competição. Apesar disso, Cristóvão preferiu se ater à evolução dos seus comandados ao longo da temporada.
- O fato de o Náutico ser o lanterna não importa. A gente ainda vai ver o Náutico tirando pontos de muita gente boa lá na frente. O importante é notar a maturidade da equipe, porque não deixa de ser um momento de pressão, todo mundo dizendo que tinha a obrigação de ganhar. Tem que ganhar todos os jogos. A equipe soube suportar de forma madura, porque jogou sob pressão. Tem que ganhar e tem que ter equilíbrio para jogar sem desorganizar. Jogamos organizados, por isso ganhamos – explicou o técnico.
- Nossa equipe foi crescendo, amadurecendo. A gente vê essa maturidade chegando agora. Já existe naturalmente uma pressão grande para jogar bem, ganhar. A gente tem que controlar a ansiedade. Não temos pressa para nada. Vamos tranquilos, pensando, se organizando e pensando jogo a jogo - finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário