domingo, 18 de agosto de 2013

Em assembleia histórica, sócios do Bahia dizem 'sim' ao novo estatuto

Atualizado em 17/08/2013 

Mais de dois mil torcedores foram à Fonte Nova para decidir futuro do clube e aprovaram entre outras medidas, o voto direto para presidente

'Somos a voz do campeão. Somos do povo o clamor'. Neste sábado, a letra do hino do Bahia deixou as partituras e ganhou vida própria na Arena Fonte Nova. O clamor de uma torcida tricolor pela mudança de rumos para o clube tem neste sábado, 17 de agosto de 2013, o seu marco histórico. Um dia para nunca mais ser esquecido. O dia em que o Bahia viveu o momento mais esperado da sua recente história.
Ratis Assembleia Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho)Rátis promete registrar novo estatuto nesta segunda-feira
Milhares de sócios foram até o estádio da Fonte Nova para participar de uma Assembleia Geral e disseram “SIM” a um novo estatuto, que, entre outras coisas, define que, a partir de agora, as eleições para presidente do Bahia devem ser feitas de forma direta, ou seja, o presidente e o vice são escolhidos pelos sócios. Para referendar a mudança do estatuto era necessário que 2/3 dos sócios presentes votassem a favor da mudança. No entanto, a vitória do 'sim' foi ainda maior: 99% dos eleitores decidiram pela alteração do estatuto.
A apuração aconteceu de forma separada, assim como a votação. Primeiro foram computados os votos dos sócios antigos, e em seguida dos sócios novos, conforme determinação judicial anunciada na última quinta-feira. Alguns votos não foram computados porque não estavam assinados.
Resultado da Assembleia Geral de Sócios do Bahia:
Sócios antigos
SIM: 347
NÃO: 1
NULO: 8 (sem assinatura)
Sócios novos
SIM:2742
NÃO: 5
NULO: 17
Total de sócios novos e antigos
SIM:3089
NÃO:6
NULOS: 25
Confira os principais pontos do novo estatuto aprovado na Assembleia Geral deste sábado:
- Ficha-limpa: ninguém poderia ser candidato à presidência ou a cargo de conselheiro se possuir condenação judicial.
- Eleição direta: sócios elegem diretamente o presidente, que teria de se dedicar integralmente ao cargo e teria salário estipulado pelo Conselho Deliberativo.

saiba mais
- Redução do Conselho: de 300 para 100 componentes, e sua eleição seria proporcional aos votos recebidos por cada chapa.

- Maioridade eleitoral: a idade mínima para votar seria reduzida de 18 para 16 anos. A idade mínima para associação também seria reduzida de 18 para zero ano.

- Mandato-tampão: presidente eleito durante a intervenção comandaria o clube até dezembro de 2014 e não poderia se reeleger.

Festa, apreensão e emoção
Apesar de ser realizada em clima de festa durante a maior parte do tempo, a Assembleia Geral também teve momentos de tensão. Por volta de 11h20m, pouco mais de duas horas após o início do evento, o interventor Carlos Rátis anunciou que uma liminar da Justiça impedia a votação do novo estatuto. No entanto, mostrou confiança em reverter a situação, o que ocorreu minutos depois, no momento de maior comoção do dia. Os torcedores vibraram bastante e cantaram, ao lado do interventor, o hino do Bahia.
Depois disso, os torcedores foram às urnas. Brancos, pretos, famosos, desconhecidos, de todos os credos, milhares de torcedores ansiosos por decidir o futuro do seu clube de coração partiram com cédulas em mãos. No total, mais de duas mil pessoas votaram. Parecia dia de jogo, mas, talvez, o evento deste sábado tenha sido mais importante até que uma final de campeonato.
Ricardo Chaves Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho) 
O cantor Ricardo Chaves foi um dos torcedores famosos na Assembleia
Entre as personalidades que compareceram à Fonte Nova, ex-jogadores e ídolos da torcida como Osni, Zé Carlos e Bobô, além do cantor Ricardo Chaves, a primeira dama da Bahia Fátima Mendonça, e o senador baiano Walter Pinheiro. Nomes indicados como possíveis presidentes, Rui Cordeiro, Fernando Schimitd e o diretor da CBF Virgílio Elísio da Costa Neto também participaram do evento. A Assembleia Geral foi encerrada às 17h. No começo da próxima semana, o grupo de intervenção vai lançar o edital de convocação de eleições para presidente do Bahia. A votação será realizada no dia 31 de agosto, também na Fonte Nova, nos mesmos moldes da Assembleia deste sábado.
- Vamos registrar já na segunda, o novo estatuto. Que vocês escolham bons candidatos. Parabéns pela tarde democratica. Fiquem com Deus - disse o interventor Carlos Rátis ao final da tarde deste sábado, dia que promete ficar gravado na história do clube e da torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário