sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Morte de nove operários após queda de elevador faz dois anos

Atualizado em 09/08/2013

Nesta sexta-feira (09), faz dois anos que nove operários morreram em uma obra no Caminho das Árvores, em Salvador, após o elevador da construção cair no canteiro. O caso motivou uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a Construtora Segura e seus sócios-proprietários que já cumpriu toda a fase de instrução e aguarda sentença da juíza Lucyenne Amélia de Quadros Veiga, titular da 18ª Vara do Trabalho de Salvador.
 
Uma missa na Igreja do Mosteiro de São Bento foi celebrada a pedido do Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil (Sintracon) hoje pela manhã em memória dos mortos na tragédia.
 
Por meio de nota, o MPT afirma a disputa judicial foi vitoriosa e que foi uma liminar foi concedida pela desembargadora Marizete Menezes Corrêa em novembro do ano passado em mandado de segurança. Ela determina que Construtora Segura cumpra rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho estabelecidas pela Norma Reguladora do Ministério do Trabalho e Emprego em todas as suas obras no estado da Bahia. Caso seja flagrada descumprindo a medida judicial, a empresa está sujeita a multa diária de R$1 mil.
 
"Estou confiante que a Justiça do Trabalho irá condenar a empresa pelas incontestáveis falhas na segurança que levaram a esse gravíssimo acidente. A condenação neste caso terá um caráter emblemático num momento em que toda a sociedade discute as melhorias das condições de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho”, afirmou a procuradora Cleonice Moreira, autora da ação. 
 

 
Ainda de acordo com a nota, a última audiência do processo ocorreu no dia 26 de julho. Além da empresa, são réus os sócios-proprietários Maria Dolores Martinez Perea, Manuel Segura Martinez e Saturnino Segura Martinez.
 
O acidente ocorreu por volta das 7h18 do dia 09 de agosto de 2011 e resultou na morte dos nove trabalhadores: Antônio Elias da Silva, Antônio Reis do Carmo, Antônio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos.
 
Eles morreram após o elevador em que estavam despencar de uma altura aproximada de 80 metros. Todas as vítimas trabalhavam na construção do edifício Comercial II, uma torre de 103 metros de altura com 299 salas, localizada na Rua Saturnino Segura, Pituba. Na época, a Construtora chegou a publicar uma nota oficial sobre o caso. Relembre:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário