quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Jogadores denunciam condições precárias de moradia e alimentação

Atualizado em 07/08/2013

Alojamento para 15 pessoas tem 35 jogadores, que dormem até na cozinha; para alguns, almoço antes do jogo de domingo tinha apenas prato de arroz

A paciência dos jogadores da Francana chegou ao fim. Cansados de esperar por uma solução da diretoria, os atletas da Veterana entraram em contato com o Sindicato dos Atletas de São Paulo para denunciar o próprio clube. As principais reclamações entregues ao diretor do Sapesp, Mauro Costa, e encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho, estavam ligadas a moradia e alimentação.
A casa que serve como alojamento do clube, que está na Série A3 paulista, tem capacidade para receber 15 pessoas. Porém, 35 ocupam todos os cômodos da casa, dormindo nos quartos, na sala e até na cozinha. No último domingo, segundo Mauro Costa, alguns atletas teriam almoçado apenas um prato de arroz antes de entrar em campo para enfrentar o Noroeste, às 16h, no estádio Lancha Filho, em Franca. A partida, válida pela 4ª rodada da Copa Paulista, terminou empatada em 1 a 1.
- Um atleta não pode viver assim. Ele tem que ter o mínimo de condição. A torcida não entende isso. A torcida vai ver que o atleta não está rendendo, e vai falar, "ele está fazendo corpo mole". E não é isso. Ele está sem condição de exercer a função dele - comentou Mauro Costa.
Casa dos jogadores da Francana que era para abrir 15 jogadores, recebe até 35 (Foto: Lindomar Cailton / Diário da Franca)Moradia da Francana que era para abrigar 15 atletas, recebia 35. Veja a seguir.

A solução encontrada pelo presidente da Francana, Fahim Youssef, assim que recebeu a denúncia, foi de dispensar parte do elenco. Dos 35 que estavam na casa, restaram apenas 20. De acordo com o mandatário da Veterana, alguns atletas já tinham sido orientados a deixarem a casa, mas eles mesmos preferiram ficar.
- Essa situação já tinha sido definida na semana passada com os atletas, só que infelizmente eles ficaram fazendo teatro aqui. Isso é fruto de uma parceria mal feita fizemos. Não disputaríamos a Copa Paulista. Nós estamos acertando com todo mundo. Vamos retificar a dispensa com todos eles. De uma forma ou de outra eles vão ter de sair do alojamento porque ele não comporta - comentou Fahim Youssef.
Jogadores dormem na sala do alojamento cedido pelo clube (Foto: Lindomar Cailton / Diário da Franca) 
Atletas dormem na sala do alojamento cedido pelo
clube
O lateral-direito Pacheco, que tem passagens por União São João, São José e Caxias-RS, antecipou-se à decisão e pediu para sair antes de ir a campo contra o Noroeste.
- Não temos um suporte suficiente para entrar dentro de campo e fazer o que a gente sabe. Falta muita coisa. Se a culpa é do presidente ou não, não cabe a mim dizer. Pode ser que melhore? Tomara Deus que sim, mas está complicado. Não conseguimos render por não ter um bom suporte de alimentação, academia, aquilo que ajuda o jogador dentro de campo - comentou Pacheco, que atuou como titular nas três primeiras partidas da Francana nesta Copa Paulista.
A equipe ocupa o quinto lugar do grupo 1, fora da zona de classificação - o Noroeste, rival do último domingo, é o lanterna. Nesta quarta-feira, o diretor do Sapesp terá mais uma reunião com os jogadores que ficaram na casa para esclarecer dúvidas e expor direitos e deveres em relação ao clube. Outros atletas procurados pelo GLOBOESPORTE.COM, com medo de represálias, preferiram não falar sobre o assunto.
A culpa é de quem?
Além de reduzir o número de jogadores a fim de oferecer uma melhor estrutura aos atletas, o presidente da Francana explicou que o problema foi ocasionado por uma parceira mal conduzida.
- A posição da Francana é pura e simples. Fomos enganados, ingenuamente. Foi uma falha nossa. Mas o fato está aí, nas nossas costas, e nós, da melhor forma possível, vamos resolver para o clube e para os atletas - comentou Fahim Youssef, sem convencer o diretor do Sindicato dos Atletas de São Paulo.
Fahim Youssef Issa Neto, presidente da Francana (Foto: Reprodução EPTV) 
Presidente da Francana culpa empresários por
descaso com atletas
Segundo Mauro Costa, o fato de parceiros ou empresários não cumprirem o que prometem aos atletas não isenta o clube de culpa.
- Não importa para Federação, Ministério Público ou Sindicato se é uma parceria ou um empresário. É a Francana. Ela quem contratou os serviços, e ela é que deve oferecer o mínimo de condição. Não temos que ficar paparicando isso. Se o cara te deixou na mão, você fez o contrato errado - comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário