terça-feira, 27 de agosto de 2013

OGX economiza R$280 mi ao devolver blocos da 11ª rodada

Atualizado eem 27/08/2013

Companhia afirmou que desistiu dos blocos porque o momento não é de correr riscos em novas áreas exploratórias

 plataforma da OGX 

Plataforma da OGX: companhia desistiu da aquisição de nove blocos dos 13 que arrematou na 11ª rodada

Rio de Janeiro/São Paulo - A petroleira OGX, de Eike Batista, economizará 280 milhões de reais com a desistência da aquisição de nove blocos dos 13 que arrematou na 11a rodada, num momento em que enfrenta dificuldades financeiras e encontra resistência da malaia Petronas para fechar um negócio que injetaria recursos na empresa.
A OGX afirmou nesta terça-feira que desistiu dos blocos porque o momento não é de correr riscos em novas áreas exploratórias. Mas o mercado já temia a falta de recursos em caixa para a empresa pagar o bônus oferecido por cada bloco.
"Achamos difícil de acreditar que a administração da empresa não tinha conhecimento desses riscos. Avaliamos que a atual falta de liquidez e a percepção de que será difícil adquirir os blocos ​​no curto prazo foram as razões por trás do anúncio", afirmou o Deutsche Bank em relatório distribuído nesta terça-feira.
A companhia não realizará o pagamento e assinatura referente aos blocos BAR-M-213, BAR-M-251, BAR-M-389, CE-M-663, FZA-M-184, PN-T-113, PN-T-114, PN-T-153 e PN-T-168, áreas que arrematou sozinha no leilão da ANP.


A resistência da malaia Petronas em fechar o acordo de compra de fatia de dois blocos da OGX, num negócio de 850 milhões de dólares crucial para injetar recursos no caixa da empresa de Eike, pode ter influenciado a decisão de abandonar os blocos, segundo o Deutsche Bank.
"Os recursos obtidos com a venda são a principal fonte de financiamento para a OGX neste momento... Sem os recursos provenientes da venda do BM-C-39 e BM-C-40, a OGX deve ficar sem dinheiro durante o terceiro trimestre", comentou o banco.
A Petronas, uma das maiores companhias de petróleo da Ásia, espera uma reestruturação da dívida da petroleira de Eike Batista para prosseguir com o negócio. Neste contexto, a Petronas ainda não apresentou as garantias financeiras exigidas por autoridades brasileiras para a compra de fatia de blocos da OGX, segundo disse uma fonte à Reuters.
A OGX informou que vai manter os pagamentos e a assinatura dos contratos dos outros quatro blocos arrematados na 11a rodada.
Os blocos POT-M-762 e CE-M-603 têm participação de 50 por cento da ExxonMobil, e o CE-M-661 tem participação da Total e da Queiroz Galvão. O bloco POT-M-475, que foi arrematado integralmente pela OGX em maio, também continua nos planos da empresa.
Com os quatro blocos e várias outras áreas que ainda possui em seu portfólio, a OGX permanece com uma significativa quantidade de ativos. O grande problema da petroleira de Eike Batista é o elevado nível de endividamento e a falta de caixa para explorar os ativos que já possui, avaliam especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário