quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Após revelação do estado das taças de 59 e 88, presidente promete atitude

Atualizado em

Jornal Correio* flagra troféus das conquistas nacionais abandonados em sala inativa na sede do Bahia. Schmidt diz que negocia memorial na Fonte

  Troféus do Bahia em saco de lixo (Foto: Miro Palma/Correio*) 
Taça das Bolinhas está dentro da Taça Brasil, em um saco de lixo, no chão de sala inativa da sede do clube
Os torcedores do Bahia amanheceram nesta quinta-feira com uma triste notícia. Reportagem do jornal Correio*, de Salvador, revela que os troféus das conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 1959 e 1988 foram encontrados em situação muito diferente daquela imaginada por torcedores. Os símbolos das maiores glórias do Bahia estavam empoeirados em um saco de lixo, no chão de uma sala inativa na sede do clube, no edifício Mundo Plaza, na capital baiana.
Na imagem divulgada pelo Correio* é possível ver a Taça das Bolinhas, de 1988, dentro da Taça Brasil, de 1959. Sobre o chão, os troféus acumulavam poeira e já apresentavam sinais de ferrugem.
Na manhã desta quinta-feira, o presidente do Bahia, Fernando Schmidt, comentou a situação. O dirigente demonstrou indignação e revelou que havia sido informado sobre o estado das taças por um dos ídolos do Tricolor, que ajudou a conquistar o caneco de 1988.


- Poucas coisas me chocaram tanto quanto o absoluto descaso e abandono com os troféus de nosso clube. É um patrimônio material, mas estava jogado às traças. Hoje mesmo determinei o retorno daqueles troféus. Bobô me ligou de manhã cedo quase chorando de ver o esforço daqueles atletas, o orgulho da torcida do Bahia, colocado dentro de um saco de lixo dentro de duas salas abandonadas na sede administrativa do Bahia – afirmou Schmidt.
O presidente prometeu atitudes com relação aos troféus. Segundo ele, as taças vão retornar ao Fazendão e, em breve, podem ter um novo destino.
- Hoje mesmo elas vão retornar para o Fazendão e ficar junto com outros troféus. Isso enquanto negociamos com a Arena Fonte Nova a construção de um memorial do Bahia. Essa situação de descaso é lamentável e nós não vamos nos conformar com ela - disse.
Além dos dois troféus, outras conquistas do futebol e do esporte amador estão na sala, e, segundo o Correio*, já apresentam sinais de corrosão.
Troféus do Bahia (Foto: Divulgação/EC Bahia) 
Troféus do Bahia foram levados de volta ao Fazendão
No início da noite desta quinta-feira, o Bahia divulgou imagem do novo local onde estão guardadas as taças. Conforme determinação de Schmidt, os objetos retornaram para a sala de troféus do clube, no Fazendão.
Deslocamento dos troféus foi feito pelo Marketing
De acordo com o jornal Correio*, as taças haviam sido deslocadas do Fazendão para a sede do clube no Mundo Plaza, devido a uma ação do departamento de Marketing, que estava prevista para o dia 7 de julho, na partida contra o Corinthians. A programação, no entanto, não se concretizou. Com o início da intervenção no Bahia no dia 9 de julho, os troféus permaneceram na sala inativa e não voltaram ao seu lugar de origem.
À equipe de reportagem, Sacha Mamede, que era responsável pelo Marketing tricolor em julho, disse que não sabia da transferência dos troféus. Afirmou apenas que estava prevista uma exposição das taças, que não aconteceu. Já o ex-presidente, Marcelo Guimarães Filho, afirmou ao Correio* que não se lembra do motivo do deslocamento dos canecos:
- Mas está na sala do clube, o que é mais importante - declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário