domingo, 6 de outubro de 2013

Atualizado em

Régis Rosing acompanhou a rotina intensiva de Ronaldinho Gaúcho para retornar aos gramados antes do Mundial de Clubes, em dezembro

Bem à vontade, de sunga, Ronaldinho Gaúcho recebeu o repórter Régis Rosing em sua casa, em Belo Horizonte, para mostrar a rotina de seu tratamento. Com o corpo aparentemente em forma, o que incomoda o craque do Galo está é por dentro. Uma ruptura no músculo adutor da coxa esquerda pode deixá-lo fora da disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos, no fim do ano. No entanto, R10 e sua equipe médica estão confiantes em um retorno antes do dia 18 de dezembro, justamente pela forma com está sendo conduzida a recuperação do atleta. (Assista na reportagem ao lado do Esporte Espetacular).
- Procuramos usar toda a infraestrutura que temos, os equipamentos e todo o setor de fisioterapia, para que esses exercícios possam acontecer paralelamente a um (trabalho de) condicionamento físico. Isso para que, no fim da recuperação, ele não tenha que parar para realizar esse trabalho de condicionalmente. Durante o controle da cicatrização da lesão, realizar um trabalho físico controlado, num primeiro momento exigindo pouco do músculo lesionado -  explicou Dr. Rodrigo Lasmar, médico do Atlético-MG e da Seleção.



Ronaldinho Gáucho ao lado do acupunturista Fumio Takahashi (Foto: Fábio Jupa) 
Ronaldinho ao lado do acupunturista
Fumio Takahashi em sua casa
Além da fisioterapia e dos trabalhos na piscina, R10 passa por duas sessões diárias de “eletro acupuntura” com o especialista japonês Fumio Takahashi, que já cuidou dele quando jogava no Barcelona.
- No Ronaldinho a gente está fazendo acupuntura esportiva, algo bem diferente do que acupuntura normal. Precisamos provocar para criar tecidos novos a fim de poder fazer a cicatrização. É simplesmente colocar agulha no corpo humano subcutâneo e dar estímulo ao nervo – explicou o médico (foto acima).
Estímulos elétricos e as agulhadas até fazem o craque gritar de dor, mas não desistir. Tanto, que Dr. Takahashi não esconde a admiração pela determinação de Ronaldinho, e já sabe o que vai fazer, caso ele marque um gol em dezembro pelo Mundial.
- Dói, ele grita! Dói, e ele grita! Ele sua, chora, xinga (risos). Se ele fizer gol, é capaz de eu chorar na frente da televisão! Fora de brincadeira!"
 Dr. Takahashi.
- Dói, ele grita! Dói, e ele grita! Ele sua, chora, xinga (risos). Se ele fizer gol, é capaz de eu chorar na frente da televisão! Fora de brincadeira! - conta o Dr. Takahashi.
- Fazemos um trabalho de gelo com compreensão para estimular uma drenagem do líquido que se forma na região da musculatura adutora. O gelo ajuda no controle da dor e auxilia na recuperação dos movimentos progressivamente. Agora ele não tem condições de fazer exercício grande, como fechar a perna, que é o movimento que da lesão - disse Dr. Lasmar.
Para que Ronaldinho volte a jogar, será necessário observar a evolução dos movimentos no tratamento.
- Esse trabalho vai começar, gradativamente, primeiro sem carga, depois com uma resistência elástica pequena, e depois com peso até uma fase final, que é a recuperação e o retorno aos campos -  concluiu.
Mundial de Clubes: fantasma?

Em 2006, ao lado de Valdés, Zambrotta, Puyol, Xavi, Iniesta e Deco, Ronaldinho viu o título do Mundial de Clubes escapar para o Internacional. Com uma vitória por 1 a 0, com gol de Adriano Gabiru aos 36 minutos do segundo tempo, o Colorado venceu o Barcelona. Hoje, com mais experiência, o camisa 10 do Galo parece não guardar esse fantasma e não se intimida com a potência Bayern de Munique.
- Não assusta. Mas tem que respeitar, ali dentro são onze contra onze. O Corinthians teve a possibilidade de ir lá e conquistar, então prova que nada é impossível. A gente tem uma grande equipe -  considerou.
Ronaldinho gaúcho na final do Mundial da FIFA pelo Barcelona contra o Internacional (Foto: EFE) 
Ronaldinho na final do Mundial da FIFA pelo Barcelona contra o Internacional
Quando saiu do Flamengo em 2012 e foi para o Atlético- MG, Ronaldinho fez os brasileiros relembrarem daquele incrível jogador dos tempos de Barcelona, eleito por duas vezes o melhor do mundo pela Fifa (2003 e 2004). E a identificação com o clube mineiro foi tão intensa, que o "bicho de estimação", também mascote do clube, veio junto com a casa nova em Belo Horizonte.

– Identifiquei-me muito com o clube, mas o galo eu já tinha aqui na casa quando cheguei – conta Ronaldinho, sem esconder o riso fácil. – Mas isso faz com que me sinta mais atleticano, mais "Galo" ainda.
Seleção e Copa do Mundo 2014
O retorno de Luiz Felipe Scolari para a Seleção era a esperança de alguns veteranos para voltarem ao grupo, entre eles, Ronaldinho. Mesmo encantando com suas atuações pela Libertadores e pelo Brasileirão, o que restou ao craque durante a Copa das Confederações foi acompanhar pela televisão. Régis Rosing perguntou se passou pela cabeça de Ronaldinho ter sido a última chance dele, e se ele acredita que seu estilo de jogo não se encaixa atualmente na formação da nova equipe.
- Acho que cada um tem uma característica, não é? Joguei muitos anos com o Felipão, e ele sabe muito bem das minhas características. Respeito ao máximo a decisão dele, é um grande amigo, um excelente treinador. Fiquei muito feliz de ver os amigos conquistando uma competição importante. Acredito que se ele precisar de mim, sabe que pode contar da forma que eu jogo como eu sou, ele me conhece desde pequeno. Não vejo problema nenhum, caso ele me chame.
Ronaldinho com a camisa da Seleção Brasileira (Foto: Getty Images) 
Ronaldinho ainda sonha jogar a Copa do Mundo
no Brasil em 2014
Depois de perder por 1 a 0 para Suíça com gol contra de Daniel Alves, a Seleção recuperou o bom desempenho contra Austrália e Portugal. No entanto, mesmo Felipão aproximando-se cada vez da definição de um elenco, R10 não descarta estar entre os convocados para 2014.
- Não, eu não vejo dessa forma. Uma Seleção de grandes jogadores, de jovens jogadores, de muito talento. Mas sem dúvida sempre me imaginando com a camisa da Seleção! A minha carreira sempre foi dessa forma, sempre que eu penso em futebol, sempre penso em seleção brasileira – assumiu o jogador, que tem consciência do que tem que fazer depois de recuperado. - Agora eu vou passo a passo, e Copa do Mundo está muito próxima. O que eu quero é fazer o meu melhor no clube, para caso seja chamado, poder representar bem o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário