quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Eleições no Vitória: oposição contesta lista e diz que pleito pode ser adiado

Atualizado em

Clube divulgou o nome de cerca de 9 mil associados. Grupo de opositores alega que lista mais detalhada deveria ser protocolada na Justiça

Os bastidores políticos do Vitória seguem agitados. Enquanto dentro de campo, o Rubro-Negro sonha com a Libertadores, fora das quatro linhas, o foco é a eleição da diretoria e do conselho, que deve acontecer no final do ano. No começo da semana, seguindo determinação judicial, o clube divulgou na internet a lista com os sócios do clube. No entanto, a oposição contesta a lista.
Segundo o advogado do grupo Vitória Século 21, Bruno Torres, a diretoria do Rubro-Negro descumpriu a decisão da juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, da 8ª Vara dos Feitos de Rel. de Cons., Cível e Comerciais. De acordo com ele, o clube deveria protocolar até terça-feira, dia 29, a lista de sócios aptos com nomes, números de CPF e endereços eletrônicos. E segundo Torres, o clube divulgou a lista com todos os sócios, sem a diferenciação entre aptos ou não. Além disso, a divulgação foi feita apenas na internet e não protocolado até o data limite pedida pela juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho.
- Isso deveria ter sido protocolado até terça-feira. E não foi. Só colocaram no site e nove mil nomes. Como vamos conseguir montar a chapa sem entrar em contato com os sócios. Além disso, a decisão judicial dizia que as chapas devem ser montadas 30 dias após a lista ser protocolada no processo e as eleições devem ocorrer 60 dias depois. Logo, as eleições marcadas para o dia 6 de dezembro, não podem ocorrer – questionou Torres.
O edital publicado no site do Vitória informa que a Assembleia Geral, que vai eleger o novo conselho, responsável pela indicação no novo presidente, será realizada no dia 6 de dezembro.

Ainda de acordo com a oposição, o não cumprimento da decisão pode fazer com que o Vitória fique sem presidente entre o dia 6, data que Alexi Portela deveria passar o cargo, até a possível nova data da eleição. Se a lista for protocolada hipoteticamente nesta quinta-feira 31, a data da eleição, a partir do entendimento da oposição sobre a ação da Justiça seria no dia 31 de dezembro. O grupo opositor promete levar os acontecimentos pós decisão judicial para a magistrada responsável pela ação, que deve dar um novo parecer sobre o caso nos próximos dias.
O presidente do Vitória, Alexi Portela, foi procurado pelo GloboEsporte.com para comentar o caso. O dirigente não atendeu as ligações.
Entenda o caso
Os sócios do clube baiano Guilherme Portnoi, João Werther Cordeiro Da Silva, Genivaldo Da Silva Lopes, Filipe Garrido Blanco e André Silva Dos Santos são os autores da ação que levou à divulgação da relação.
O regimento eleitoral do Esporte Clube Vitória dizia que a lista de sócios seria divulgada 30 dias antes do pleito, marcado para a primeira quinzena de dezembro. No entanto, membros da oposição questionam que o prazo é inviável para a composição dos 350 nomes da chapa para o Conselho Deliberativo.
- Como montar uma chapa com 350 sócios em apenas 30 dias? Isso inviabiliza totalmente o processo. Fizemos um requerimento solicitando essa lista e o clube negou. A partir daí decidimos entrar com uma ação de exibição. Como o presidente recebeu na quarta-feira, o clube tem até a próxima sexta-feira para divulgar a lista. E como é possível ver na ação, a decisão judicial tem caráter de mandado – disse o advogado Bruno Torres, um dos integrantes do grupo oposicionista Vitória Século 21.
Em comunicado divulgado no site oficial do clube, logo após a divulgação do regimento eleitoral, o presidente Nilton Gonçalves de Almeida Filho, declara que o processo eleitoral estaria aberto logo após o Edital de Convocação da Assembleia Geral. O mesmo comunicado diz que a partir daí, os candidatos teriam acesso à lista com todos os associados. O que, de acordo com o mesmo comunicado deveria ser feito 60 dias antes do pleito.
De acordo com outro comunicado publicado e assinado por José Alves Rocha, presidente do Conselho Deliberativo do clube, serão eleitos 345 conselheiros. Destes, 230 serão conselheiros efetivos, enquanto 115 serão conselheiros suplentes.
Clique aqui e confira a lista
A relação está disponível no site do Sou Mais Vitória, que também disponibiliza um link para o associado consulte sua situação cadastral junto ao programa do sócio-torcedor.
A juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, da 8ª Vara dos Feitos de Rel. de Cons., Cível e Comerciais, determinou através de liminar, no dia 18 de outubro, que o Vitória divulgasse, num prazo de cinco dias, a relação de todos os sócios do clube aptos a participar das eleições do fim do ano.
A decisão foi expedida no dia 3 de outubro, mas era necessário que o presidente Alexi Portela fosse citado no processo por um oficial de justiça. A citação ocorreu no dia 16, de acordo com o site do Tribunal de Justiça da Bahia, e de representantes da oposição, que garantem que o presidente assinou o recebimento da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário