quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Por semelhanças com TELEXFREE e BBOM 80 empresas poderão ser investigadas

Atualizado em 11/09/2013

Por semelhanças com TELEXFREE e BBOM 80 empresas poderão ser investigadas

Nas últimas semanas a força tarefa formada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Goiás já contabilizou mais de 80 (oitenta) empresas denunciadas e que deverão ser investigadas por suspeitas de operarem esquemas de pirâmides financeiras e com práticas assemelhadas aos esquemas operados pela Telexfree e BBom.
Para o MPF o elevado crescimento da quantidade de empresas denunciadas é assustador e significa um número muito elevado de pessoas envolvidas em esquemas financeiros suspeitos de irregularidades, as quais são potenciais vítimas de um sistema que não se sustenta matematicamente e que, por isso, tem a sua prática vedada pela Lei Federal n.º 1.521/51.
Para se ter uma idéia da população total que pode estar envolvida em atividades econômicas suspeitas com estas empresas no país, somente a BBom e a Telexfree conjuntamente possuem mais de 600 mil associados, do que pode se concluir com facilidade que estes, somados aos associados das 80 empresas que deverão ter processos de investigações abertos pelo MPF, poderão totalizar quantidade superior a 1 milhão de pessoas envolvidas.
Por aí dá para ter uma rápida visão da dimensão da preocupação que estas situações estão trazendo ao MPF e aos órgãos de defesa dos consumidores por todo o país, considerando que a sucessão de quebras de dezenas de pirâmides pelo país a fora resultaria num verdadeiro caos à economia popular, desagregando famílias, desorganizando financeiramente milhares de pessoas, bem como afetando todo o sistema econômico e de mercado nacional.
Na próxima semana o MPF deverá encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta de lei que torne as penas mais graves para a exploração de esquemas de pirâmides financeiras. A divulgação dos nomes das novas empresas denunciadas somente será feita pelo MPF na medida em que os respectivos processos investigativos sejam abertos.
Vamos ficar atentos a esta situação, pois somente em Maringá e região existe muita gente afetada por esta situação. Na medida em que surgirem novidades vamos informando aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário